terça-feira, 18 de abril de 2017

Ainda sobre a Páscoa... dicas para o próximo ano.






Um dos feriados mais importantes na Alemanha, aqui é celebrado desde a sexta-feira santa, chamada de "Karfreitag", até segunda-feira seguinte, que também é feriado em todo o país. Mesmo quem mora há pouco tempo, pode perceber a movimentação deste feriado semanas antes, ou até meses antes. Os alemães adoram viajar, planejam tudo detalhadamente muito antes da Páscoa. Estes quatro preciosos dias tornam-se um tesouro para famílias com crianças, pois as escolas fecham uma semana antes das Páscoa, e as aulas só retornam uma semana depois. Portanto, as crianças têm duas semanas inteiras em casa. Os pais que conseguem dias de férias, marcam as viagens da família para este período. Se você vai ficar em casa e receber visitas, é um ótimo período para passear pelos pontos turísticos de sua cidade. É fácil encontrar vagas e não há tantos turistas como de costume. É um feriado religioso e você pode assistir a concertos, cultos ou missas especiais para este período em catedrais e igrejas. Mas procure informação sobre horários antes porque as ingrejas não ficam abertas o dia inteiro como no Brasil. Alguns restaurantes oferecerem almoços, brunchs ou café da manhã especiais para o período. Mas da mesma forma que gostam de viajar, os alemães adoram fazer estas refeições em restaurantes, claro, tudo previamente organizado. Portanto, se quiser ir a algum restaurante, reserve com antecedência. Aliás, esta dica vale para o ano inteiro. 
Outra dica importante, se precisar ir ao supermercado vá até a quinta-feira anterior a Páscoa ou no sábado de Aleluia. Os mercados e lojas fecham na sexta-feira santa, domingo de Pácoa e segunda-feira, retornando na terça, em horário normal.
Vejam os costumes mais comuns no link abaixo. Alguns conhecemos do Brasil, outros não. Eu estou até hoje com pena de comer o Cordeiro de Páscoa que ganhamos de presente. 

Nenhum comentário: