sábado, 22 de abril de 2017

Um pouco de Fernando Pessoa e sua Europa poética


Cultivo o hábito de ter livros em todos os cômodos de minha casa, para ler partes em momentos de pausa. Um dos meus poetas prediletos é Fernando Pessoa. Tenho sempre um livro de bolso, como este da foto, ou suas obras completas ao alcance dos olhos e das mãos. Meu exemplar da Martin Claret ainda tem anotações de faculdade. ;)
"Mensagem" contém 44 poemas escritos por Fernando Pessoa, publicados em 1934 como Livro de pequenos poemas. É um mergulho na história dos símbolos e atos formadores da identidade portuguesa, com arte, linda arquitetura de palavras e muita delicadeza. 
Hoje resolvi abri-lo, e ler mais uma vez. Pensei em como Pessoa pintou uma Europa tão romântica e tão diferente da que hoje temos. Continua linda e com seus milhares de atrativos, mas também existe e se mantém sob muitas controvérsias e divergências. Recomendo a leitura e releitura de Pessoa e fases diferentes da vida. Neste momento, vamos ficar com essa imagem poética da Europa pintada por Pessoa, para alegrar a alma...



Um pouco mais sobre a vida do poeta pode ser visto no vídeo abaixo.
Link:    https://youtu.be/Fh0qqJp4hj0







Nenhum comentário: