quarta-feira, 31 de maio de 2017

Ein Freund von mir - filme alemão

O filme alemão Ein Freund von mir (2006), de Sebastian Schipper, carrega em seu título a questão central discutida na história de Karl, atuado por Daniel Brühl, Hans, por Jurgen Vogel e Stelle, por Sabine Timoteo. É uma comédia de narrativa jovem e fluida com as aventuras e fetiches da juventude, no estilo Buddy-movie. Recomendo para quem está em nível B1-B2 de aprendizado de alemão assisti-la na língua original, com legenda em alemão. É possível entender bem o que é falado, além de ser bem interessante para aprender um pouco mais sobre esses personagens depressivos que aparecem no cotidiano real da Alemanha.

Karl é um profissional de sucesso em uma empresa de seguros. Seu personagem introspectivo e depressivo, faz contraponto ao personagem Hans, que é muito falante, irrequieto e espontâneo, e trabalha como manobrista em uma locadora de carros. Os dois tornam-se amigos de forma incomun na Alemanha, por circunstâncias inesperadas impostas pelo chefe de Karl. Os rapazes constroem sua relação de amizade de forma bem divertida até que aparece Stelle, uma aeromoça, amiga de Hans, a quem ele chama de “Königin”. Ela imprime o desequilíbrio na relação dos dois, que, a partir deste momento, passa por alegrias e provas.

É interessante observar como facilmente o tédio e a depressão tomam conta da vida de Karl, mesmo com sua carreira de sucesso na empresa de seguros. Daniel Brühl transmite brilhantemente as dificuldades de sociabilização do personagem, deixando evidente o lado contido e as emoções reprimidas. É possível perceber o peso que sente a cada dia, e a sua dificuldade de expressão. Jurgen Vogel faz Hans entrar na vida de Karl causando perturbação e estranhamento por representar o seu extremo oposto. Sabine Timoteo, em papel coadjuvante, faz de sua Stelle uma importante personagem, sem cetralizá-la nem roubar as cenas dos amigos. Os questionamentos vão aparecendo ao longo da narrativa, e expõem os desdobramentos dos processos psicológicos de cada um. Tudo se desenrola entre momentos divertidos vividos a dois ou três. A trilha sonora preenche perfeitamentamente os momentos de Karl, Hans e Stelle. É um bom divertimento e, quem quiser, pode aprender um pouco mais com o filme. Fica a dica!



Gostou? Escreva abaixo seu comentário ou sugestão.

Nenhum comentário: