sábado, 20 de maio de 2017

Falar sobre Nazismo é Tabu na Alemanha?


Basicamente, podemos definir tabu como um termo que significa “o que é proibido”. O conceito permite mencionar as condutas ou ações que são proibidas ou censuradas por um grupo humano devido a questões culturais, sociais ou religiosas.

Respondendo a pergunta acima, não é mais tabu falar sobre Nazismo na Alemanha, mas é um assunto a ser tratado e discutido com seriedade e respeito. Devemos levar em consideração e respeitar o fato de que muitos alemães  não querem e/ou não gostam de falar sobre esse assunto, portanto não se deve insistir. 

Para que entendam seu país e tudo o que passou, eles estudam desde cedo nas escolas a história deste período, com livros, filmes, visitas guiadas, o que para muitos pode ter sido um choque. 

Nós estrangeiros que fazemos o curso e teste para cidadania também recebemos informações históricas e discutimos o assunto em sala, fazendo paralelos entre nossos países e a Alemanha durante o período. 

Nazismo não é mais tabu na Alemanha. Foi, e ainda é, amplamente discutido no país em salas de aula, e etc. Vários monumentos, museus e obras de arte lembram o período ou episódios dessa triste história da Alemanha. A ideia é não esquecer, para não repetir as atrocidades que aconteceram no passado e lembrar as vítimas deste período. 

É aconselhável pensar antes se perguntar sobre Nazismo é necessário de fato ou apenas especulação de nossa parte. Afinal, ainda há remanescentes em diversas famílias alemãs deste período vivos e morando aqui. Pessoas que sobreviveram ao turbilhão de sentimentos do período de suportaram por toda a vida o peso de sua nacionalidade e história perante o mundo. Para que tocar nessa ferida se você pode pesquisar com outras fontes? Caso você conheça muito bem seu interlocutor, ele(a) se mostre aberto a esse assunto, e você precise discutir sobre Nazismo por qualquer motivo pessoal, deixe o humor brasileiro de lado e trate do tópico objetivamente. 

No link abaixo, você encontra fotos de memoriais e monumentos, e um texto sobre como o assunto é ensinado à populaçao que recomendo. 


Agradecimentos especiais ao meu professor A.,
que abordou muito bem o assunto Tabu em sua aula. 
A ideia de escrever sobre o tema no Blog
surgiu nessa aula, porque eu e meu marido (alemão) já  
ouvimos muitas perguntas absurdas 
e piadas indelicadas sobre Nazismo 
e alemães ao longo desses anos juntos.
Por este motivo, fica a dica!

Gostou? Deixe seu comentário ou sugestão abaixo. 

Nenhum comentário: