domingo, 2 de julho de 2017

Você conhece o Vale do Ruhr? – das Ruhrgebiet


Esta semana vivi uma coincidência interessante. Passei duas tardes inteiras da aula de alemão falando sobre a região do Vale do Ruhr, ou, em alemão, das Ruhrgebiet, por conta de um texto do livro amplamente trabalhado em aula. Já estive lá diversas vezes de passagem, e visitei algumas vezes Dortmund, cidade que pertence à região. Também ouvi falar sobre indústrias lá estabelecidas, mas nunca percebi a importância que o grupo de cidades teve historicamente e culturalmente para o país. O carvão teve papel importante neste cenário, cuja história inicia-se no século XIX.


Hoje o Vale do Ruhr é a região metropolitana mais populosa da Alemanha, 5,1 milhões, e também a maior região industrial da Europa, 4.435 Km2. Está situada no centro do estado da Renânia do Norte-Vestfália (nordrhein-westfälische Region), ao longo do leito do rio Ruhr. Estas são algumas cidades dentro da área industrial: Bochum, Bottrop, Dortmund, Duisburg, Essen, Gelsenkirchen, Hagen, Hamm, Herne, Mülheim an der Ruhr e Oberhausen, assim como, die Kreise Recklinghausen, Unna, Wesel e der Ennepe-Ruhr-Kreis.


No final da semana, recebi um convite para ir a uma exposição na cidade de Bochum, que fica exatamente neste local. Aproveitei o convite e fui conhecer, ao vivo, o que ocupou duas tardes de minha vida. Foi um ótimo passeio que pode ser feito em um dia. Principalmente, se você mora por perto e o dia está chuvoso, e sua vontade é ficar enterrado no sofá. rsrsrs Recomendo visitar os vários museus e shoppings locais. Veja os links ao final deste post.



Eu aproveitei um dia chuvoso e visitei o museu Deutsches Bergbau-Museum Bochum. Desci à uma mina e subi na torre do museu para uma vista da cidade. Andei pelo labirinto subterrâneo, de mais de 2 km, e fiquei surpresa e impressionada com o tamanho das máquinas lá embaixo. Andei também em um elevador que simula os elevadores de mina, bem interessante. Ótimo para crianças a partir de 5 anos. Imaginei como deveria ser difícil um trabalho debaixo da terra nessas condições. 




























Se o sol estiver brilhando caminhe pelos parques também. Existem vários muito bonitos, construídos depois da revitalização da região. 
Você não vai se arrepender.


Mais informações sobre a história e lugares para visitação nos links abaixo.

História e informações turísticas locais:

Locais para visitar: 

Deixe seu comentário ou sugestão abaixo!

Nenhum comentário: