sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Não deixe a peteca cair!

Você está morando em outro país e quer ensinar a seus filhos um pouco de nossas raízes? Seguindo nossa rota de resgate de raízes brasileiras, hoje vamos conhecer um pouco mais da nossa peteca. 

O nome "peteca" vem do Tupi e significa "esbofetear, golpear com a mão espalmada". O Tupi era a língua falada pelos povos tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI (tupinambás, tupiniquins, caetés, tamoios, potiguaras, temiminós, tabajaras etc.)

Sobre a expressão “Não deixe a peteca cair”...

Aqui no texto ela é usada no sentido literal, ou seja, parte do jogo de peteca é jogar o objeto peteca e não deixá-lo cair. No português do Brasil, aparece também como expressão idiomática que significa “Não desista do que quer” ou “Continue com persistência o que faz”.















O brinquedo que une, alegra e movimenta a criançada nos quintais do interior e das cidades do Brasil, segundo registros citados pela Confederação Brasileira de Petecas (CBP), é de origem indígena brasileira. Foi usada para aquecimento do atletas nas Olimpíadas da Antuérpia, Bélgica, em 1920. Nesta ocasião, o jogo de peteca ficou conhecida por vários atletas do mundo todo que estavam nas Olímpiadas e se interessaram pela atividade. É considerada esporte desde 1940, e foi regulamentada em 1973, sendo criada a Fundação da Federação Mineira de Peteca (FEMPE), em 1975. O esporte foi oficializado na Segunda Sessão do Plenário do Conselho Nacional de Desporto – CND, conforme Deliberação n° 15/85 de 17 de agosto de 1985, em Brasília, e em 1987 foi realizado o Primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca. Mais informações sobre a Peteca como esporte e recreação hoje e sua história vocês podem obter nos links e vídeos ao longo deste post.




Quer fazer a sua peteca? Garanto que é mais divertido ainda, jogar com a própria peteca. Minha mãe fazia com penas coloridas de galinhas carijó ou d’angola, e usava caixas de fósforo para encorpar o miolo. A diversão começava na hora de buscar a palha e as penas. Então, convido vocês a aprenderem com esse vídeo gostoso de se ver da Sra. Ruth Bárbara da Fazenda Escola BIMINI ensinando como fazer uma Peteca de palha de milho.


O vídeo cheio de brasilidade do jovem Khauan Victor mostra uma peteca bem mais simples de fazer, para que crianças como ele possam fazer a sua. Coisa linda!


Para saber um pouco mais sobre a peteca hoje e suas origens, clique nos links abaixo:


Regras do jogo de Peteca: 


É diversão e esporte para a família!



Gostou? 
Deixe seu comentário 
ou sugestão abaixo!

Nenhum comentário: