terça-feira, 5 de setembro de 2017

Ama a língua quem a conhece!


Sabe aquele momento que vc lê algo que brasileirxs escrevem em rede social, em português, e não consegue entender por graves problemas de coesão, coerência e vocabulário indevido? Quando não dá para entender nem as palavras usadas no texto, a comunicação não acontece ou sai toda torta... mesmo com meu esforço, hoje não consegui compreender um texto

Eu encurto palavras, abrevio, também erro ao escrever rápido, não entendo algumas gírias novas e regionalismos, mas procuro ser entendida e escrever bem. Sem ser purista, nacionalista ou qualquer palavra que queiram me carimbar na testa, mas vamos amar mais o português e continuar aprendendo a usar essa língua tão linda. Eu, mesmo sendo professora de línguas, estou sempre aprendendo coisas novas sobre a nossa língua. Eu sou pró aprendizado de línguas estrangeiras sempre, mas lembro que não se deve deixar a sua língua mãe de lado nunca. É muito divertido e interessante comparar a nossa língua com as estrangeiras. 

Leiam, leiam e leiam muito o português em todos os gêneros literários. Mas não só sobre sua profissão ou religião, ampliem saberes e vocabulário, busquem textos novos e clássicos do português brasileiro, leiam poesia e jornais, mas tentem selecionar um pouco mais. Leiam alguns textos ruins também para aprender por comparação, e separar o bom do ruim. Troquem jornais de figuras grandes por publicações mais sérias, e exercitem a paciência na leitura de textos mais longos. Conhecer bem sua língua é entender melhor o mundo ao redor, seu povo e sua cultura. 

Ler faz bem ao cérebro fisicamente, favorece as conexões neurais, e ainda melhora o intelecto. E não me diga que não tem tempo. Troque o tempo das redes sociais por livros/artigos (impressos ou on-line) em sua língua ou em língua estrangeira. Se não teve acesso à escola e não quer voltar a estudar em uma instituição, assista aulas no YouTube ou outra plataforma. Use a Internet a seu favor! Se não consegue, procure amigos ou instituições que vão ajudar a melhorar o uso da língua portuguesa. Use tudo o que estiver ao seu alcance também para falar e escrever bem. E ame a sua língua sempre.


Eu amo a língua portuguêsa mais que as outras línguas que aprendi na vida! Nunca renegaria a língua com a qual cresci, e a mais importante para minha formação acadêmica, a língua com a qual construí minha completude até hoje. 

Vale lembrar que ninguém precisa ser perfeito na fala ou escrita, mas elas existem para manter uma comunicação compreensível entre nós. E o português é uma construção de muito mais de 5 séculos do Brasil "oficial". Conheço pessoas que passaram brevemente pela escola, mas aprenderam na vida e fizeram com a língua portuguesa maravilhas, porque se fizeram entender muito bem em seus meios sociais. 

Uma das missões do Brazilian Route é trazer à luz, internacionalmente, um pouco mais desse Brasil lindo que pouco se vê ou se fala em outros países e continentes. Por tudo isso, homenageio hoje as pessoas simples e maravilhosas que conheço e citei acima com essa pérola literária e exemplo pessoa de história incrível que foi Patativa do Assaré. Vejam quem foi ele e o que foi sua história, que se mistura com a história do Brasil, no documentário abaixo. 


Gostou? Deixe seu comentário ou sua sugestão abaixo.

Nenhum comentário: