terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Advento, troca, presença e união


O Calendário do Advento é um costume dos luteranos alemães de fazer a contagem regressiva para o dia da Véspera de Natal, dia 24 de dezembro. Conheço simpatizantes da ideia que também cumprem esse ritual essencialmente religioso, mesmo sem serem praticantes ou luteranos. 

Existem diversas formas de se cumprir o ritual, alguns reunem-se religiosamente por ser um costume essencialmente religioso, outros comem doces, acendem velas e rezam, outros cantam e contam histórias de Natal. Cada família organiza sua própria forma de fazer essa contagem regressiva. Nas lojas, encontramos não só  calendários de Advento com doces, mas também com maquiagem, perfumes, brinquedos. Tem de tudo mesmo! Se preferir, faça pratinhos de Natal para o café da manhã dos domingo de Advento (foto abaixo). 



Apesar de muitos anos casados, nunca fizemos calendáro de Advento em nossa família, mas meu marido surgiu com essa ideia este ano. Daí pensei: por que não? Gosto de passear por outras culturas e passar por experiências boas e novas. Resolvemos que seria mais interessante fazer um calendário de doces escolhidos por nós mesmos. Escolhemos e compramos juntos no supermercado, colocamos em saquinhos numerados, a serem abertos a partir do dia 1° de dezembro. Incluímos músicas tradicionais em alemão, que meu marido queria que eu conhecesse, e histórias tracionais de Natal em alemão também, a serem cantadas e contadas nos quatro domingos de Advento,  antes do Natal. Durante a nossa organizão, achei que seria muito simples apenas abrir os saquinhos de doces nos outros dias da semana. Combinamos que cada um deveria abrir o saquinho de doce, e contar um momento feliz passado juntos ao longo deste ano. Só depois de compartilhar boas lembranças, comeríamos nossos doces. O resultado inicial foi uma grande e boa surpresa!

Estamos vivendo uma linda experiência relembrar momentos especiais juntos. Quando um conta sua lembrança, o outro adiciona fatos à história e todos os corações presentes ficam aquecidos. Já estamos no dia 5 de dezembro, eu sei, mas fica a dica para quem quiser. Ainda dá tempo de combinar com familiares e/ou amigos. 

Independente de sua religião ou localização, os encontros podem ser feitos com a ajuda da internet. É a internet para União, para o Bem, para ser feliz! Este é um bom exercício emocional, que une e revela valores. Recomendo muito!
Vale dizer que respeito muito os preceitos religiosos deste período, e que meu olhar é de uma estrangeira na Alemanha. (Fotos e texto de Simone Reichel)

Bom Advento para todos!
Abaixo compartilho a letra de uma música cantada na ocasião. Fonte: http://www.liederportal.de/adventslieder/wir_sagen_euch_an.php
Wir sagen euch an den lieben Advent 
Text: Maria Ferschl   Melodie: Heinrich Rohr, Richard R. Klein

Wir sagen euch an den lieben Advent
Sehet, die erste Kerze brennt!
Wir sagen euch an eine heilige Zeit.
Machet dem Herrn den Weg bereit!
Freut euch, ihr Christen! Freuet euch sehr.
Schon ist nahe der Herr.

Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet, die zweite Kerze brennt.
So nehmet euch eins um das andere an,
wie auch der Herr an uns getan!
Freut euch, ihr Christen! Freuet euch sehr.
Schon ist nahe der Herr.

Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet, die dritte Kerze brennt.
Nun tragt eurer Güte hellen Schein
weit in die dunkle Welt hinein.
Freut euch, ihr Christen! Freuet euch sehr.
Schon ist nahe der Herr.

Wir sagen euch an den lieben Advent.
Sehet, die vierte Kerze brennt.
Gott selber wird kommen, er zögert nicht.
Auf, auf, ihr Herzen, werdet licht.
Freut euch, ihr Christen! Freuet euch sehr.
Schon ist nahe der Herr.


Nenhum comentário: