quarta-feira, 19 de abril de 2017

Ich drücke dir die Daumen - Gestos na Alemanha

Brasileiros(as) são muito comunicativos e expressivos. O gestual é parte dessa comunicação e pode acompanhar o discurso falado, complementando a informação dada, enfatizando ou dramatizando o que o locutor que dizer, seu estado de espírito, emoções e etc. Na maioria das vezes, sem que tenha havido nenhum treino prévio, nós brasileiros(as) acompanhamos a fala com as mãos e a expressão facial. Isso nem sempre acontece em outras culturas, e pode ser visto como nervoso, ansiedade, ou até mesmo falta de respeito ao outro, agressividade, dependendo do gesto que se faça. 

Na Alemanha, gestos são muito importantes em um entrevista de emprego, em uma reunião acadêmica, ou mesmo em situações de encontro social, por exemplo. Evite a qualquer custo mãos no bolso ou braços cruzados ao falar, assim como beijos e abraços ao encontrar pessoas que não tem intimidade. O excesso de movimentação com as mãos e o corpo, de um modo geral não é bem visto. Claro, que entre amigos e família tudo fica mais solto e flexível. 

Entre os alemães, o contato visual e a postura atenta são atitudes importantes, esperadas e devem ser mantidas em encontros profissionais ou não. O olhar direto só deve ser evitado para garantir a privacidade de outra pessoa na rua ou transportes públicos. Em outras palavras, os alemães não encaram ninguém e nem gostam de ser encarados, se não conhecem  pessoa, ou não estão envolvidos em conversa. Nada de muita curiosidade! Discreção é a palvra-chave aqui. Os curiosos do Brasil devem se controlar aqui, porque "é cada um no seu quadrado mesmo"! Rsrsrsrsrsrs

Como exemplo prático de nosso assunto, selecionei o gesto de desejo de sorte. Quando desejamos sorte a alguém no Brasil, podemos usar os gestos abaixo, acompanhado ou não da fala. 



Este desejo de sorte expresso com o corpo pode variar de acordo com a cultura local. Uma particularidade de quem vem morar na Alemanha é aprender sobre a comunicação por gestos usada no país. O assunto é abordado com frequência em textos dos livros adotados nos maiores cursos de alemão daqui. Então, se você está estudando a língua alemã no país, vai se deparar com o assunto em algumas etapas do seu processo. Para desejar sorte na Alemanha, você pode usar o gesto abaixo ou escrever "Ich drücke dir ganz fest den Daumen", em um cartão ou rede social, por exemplo. 




No link abaixo, você vai achar um vídeo bem interessante, curto e simples da DW sobre o assunto. Aliás, canal de notícias que recomendo muito a quem se interessa pela cultura e língua alemãs. Outro dia falaremos mais sobre este canal. Por enquanto, aprenda como se comunicar por gestos na Alemanha e muito boa sorte para todos vocês! 

http://www.dw.com/pt-br/alemanha-em-1-minuto-gestos-alem%C3%A3es/av-36751315




Nenhum comentário: