sábado, 22 de abril de 2017

Livro da Cura do povo Huni Kurĩ do rio Jordão


Última dica do dia é um livro que comprei quando ainda morava no Rio de Janeiro. Meus finais de semana sem compromisso, preenchia com passeios turísticos pela cidade. O Rio de Janeiro é  lindo em dia de sol, e uma caixinha de surpresas. Fui ao Jardim Botânico para aproveitar a tarde e beleza do lugar. Dei uma passadinha rápida na lojinha ao final do passeio e achei essa preciosidade que comprei na hora. 

O livro oferece em detalhes receitas medicinais com essas ervas, assim como as descreve na língua local e com nome seu científico. Os textos são ótimos e trazem contribuições importantes da ancestralidade deste povo para a cura de doenças e conhecimento de ervas. Há explicações do Pajé e do Cacique da comunidade sobre os nomes das ervas em sua língua e as rezas que acompanham as curas.  Há também lindas fotos e desenhos ilustrativos de crianças. O projeto foi muito bem organizado, e é inclusivo. A comunidade foi integrada ao tema. Fica claro com a leitura que todos participaram do projeto.   

Abaixo seguem algumas fotos do meu exemplar. O trabalho de pesquisa é maravilhoso, assim como a arte gráfica, fotos e toda a produção. Parabéns a todos que participaram deste registro necessário!


Vale lembrar que sem patrocínio, este tipo de projeto no Brasil não seria viável.  O livro foi públicado em 2011, durante o governo de Dilma Roussef, com o apoio da Ministra do meio ambiente Izabella Teixeira, autorizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Não ganho nada financeiramente com esta divulgação, mas compartilho o que considero bom trabalho e tento ser justa. Se tiverem acesso (ISBN em uma das fotos abaixo), comprem ou consultem. Recomendo muito! 








Gostou? 
Deixe seu comentário abaixo. 





Nenhum comentário: