domingo, 23 de julho de 2017

De grão em grão a galinha enche o papo 😊 - 10 dicas

É super fácil descobrir delícias para cozinhar ou beliscar aqui na Europa. Difícil mesmo é fazer dieta. Rsrsrs Este post é apenas uma ajuda aos que estão na Alemanha e sofrem daquela saudade da comidinha da terra natal e não acha o produto e nem consegue substituição, ou para quem gosta de provar coisas gostosas. 


Todos os produtos indicados são facilmente encontrados em grandes redes de supermercados daqui. São produtos que eu, pessoalmente, uso e aprovo. Portanto, dica de consumidora satisfeita e feliz 😉. Vale dizer que isso não é propaganda, e que eu não recebo nenhum valor por essa divulgação. 


Dica 1 - Prove!


Prove tudo o que encontrar de novo e interessante (e que seu corpo ou costumes não rejeitar, claro) no país que estiver visitando ou morando. Pode ser a primeira e última vez que terá essa chance. Além disso, se não gostar, tem uma opinião sólida porque provou. A viagem gastronômica é uma viagem imperdível dentro de outra viagem.

Dica 2 – Feijão Wachtel ou 
Wachtel Bohnen


Este feijão é marrom rajadinho, conhecido no Rio de Janeiro como carioquinha, cozinha rápido e dá um bom caldo. Foi a substituição pefeita para a minha feijoadinha daqui. Uso alguns pedaços de carne lombo de porco quando estou com vontade. Ou somente um pedaço de linguiça Cabonassi, que é a nossa calabresa do Brasil. Você também acha fácil louro em lojas de produtos asiáticos ou no supermercado.

Dica 3 – Studenten Futter


Para aquelas pausas das aulas de alemão na Escola de línguas ou passeio mais longos de bike ou a pé, recomendo o Studenten Futter, que é uma mistura de frutas secas e castanhas diversas. Compro também nos supermercados ou em lojas de produtos naturais, como a Al Natura. Verifique o preço e a qualidade. É um pouco caro, mas não se come muito mesmo, então vale o preço. Nem sempre vem com as mesmas castanhas. Aliás, a nossa castanha do Pará é muito conhecida e bem aceita no paladar do povo onde moro. Quando estou com mais tempo, compro as frutas secas e castanhas que gosto mais e faço minha mistura em casa.

Dica 4 – Mon Chéri









Este é um daqueles absurdos deliciosos da Ferrero Rocher. Um bombom de chocolate com licor e cereja dentro. Para quem gosta, recomendo! Mas cuidado porque pode causar dependência. Rsrsrsrs Eu me controlo para comprá-lo raramente, embora o preço seja super acessível mesmo, e venda em todos os grandes mercados.

Dica 5 – Leite condensado


Este é exatamente igual ao nosso do Brasil. 
Já pode fazer aquele seu brigadeiro ou pudim de leite maravilhoso na Alemanha.


Dica 6 – Geléia


Essa géleia é mesmo muito gostosa. Tem pedaços da fruta dentro, e o sabor não é doce demais, embora contenha açúcar. Já comprei todos os sabores, mas meus prediletos são os dois da foto, uma mistura de amoras silvestres com cereja ( Sauerkirsch und Brombeer) ou somente de cerejas pretas (Schwarzkirsch). Compro nos supermercados Aldi, e é super barata. Como sempre com pãezinhos ou Knächbrot, que é a minha próxima dica.

Dica 7 – Knäckebrot


É um pão sueco, que para a gente parece uma espécie de biscoitão ou bolachão. Existe em vários sabores e tipos, inclusive sem glúten, e pode ser comprado em qualquer supermercado. Não é gostoso, pode ficar. Depende do que você vai colocar em cima para comer. Eu sempre como com tomate, um queijo magro e um pouco de azeite e orégano. É um lanche prático e saudável!

Dica 8 – Buko  


Este produto existe em vários sabores, mas o que tenho sempre em casa é o Balance e o India. Descobri quando buscava algo que substituísse o requeijão. Existem alguns tipos de requeijão em lojas de produtos asiáticos e árabes, mas queria algo fácil de comprar e de bom preço. Provei outros tipos de queijo também e recebi algumas receitas de como fazer requeijão em casa, em um grupo de rede social. Mas não tenho tempo nem paciência para preparar tudo em casa. Cozinhar para o dia a dia, que faço com prazer, já ocupa bom tempo em minha vida, então, algo pode ser comprado pronto para sobrar mais tempo livre e escrever aqui no Blog, não é mesmo?

Dica 9 – Eierpicker


 Esta dica não é comestível, mas vai ajudar a fazer os famosos ovos quentes do café da manhã. É um instrumento culinário que pode ser comprado em supermercados ou grandes magazines que vendem objetos para casa. Se os ovos estão gelados, não se preocupe porque eles não vão eutourar quando você os colocar na água quente para cozinhar. Faça um furinho com a agulhinha do Eierpicker no ovo e ele cozinha sem estourar. 😉





Dica 10 - De grão em grão
 a galinha enche o papo


Não exagere em nada do que foi sugerido acima. Lembre-se: tudo em quantidade engorda! E depois do papo cheio, esvaziar aqui na Alemanha é difícil, pior ainda no inverno.  Haja com disciplina! Portanto, saboreie de tudo um pouco e lute contra a tentação!



Gostou? 
Deixe seu comentário 
ou sugestão  aqui no Blog!

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei! Muito obrigada

SIMONE FATIMA REICHEL disse...

Fico feliz que você gostou, Fernanda Araújo. O Blog tem muitas outras dicas. Se ainda nao viu, dê uma olhadinha nos marcadores do lado esquerdo! ;)