sábado, 14 de abril de 2018

Sobre Internet, blindagens virtuais e palavras mal ditas


Além de ser hoje principal fonte de informação e pesquisa educacional e profissional, a Internet é um grande facilitador da comunicação entre familiares, profissionais e amigos, possibilitando conversas textuais escritas, por áudio e/ou vídeo instantâneas a qualquer momento, e em qualquer distância. As redes sociais assumem, ainda, um papel de extrema importância quando se mora fora do país de origem e formação. Nestes casos, além de informar e simplificar a comunicação, são também instrumentos mantenedores de relacionamentos importantes nas vidas profissionais e pessoais daqueles que, em diferentes contextos e por diversas razões, vivem separados por cidades, países, continentes.

Por outro lado, o distanciamento físico do meio virtual funciona como desinibidor para alguns, que postam despudoradamente o que querem de modo impulsivo ou maldoso. Assim, nós nos deparamos diariamente com palavras e/ou imagens falsas, agressivas, difamatórias e/ou desrespeitosas contra grupos ou indivíduos, textos e images facistas, racistas, misóginas, preconceituosas em geral, historicamente deturpadas e etc. Impressiona a desenvoltura dessas pessoas somente por se sentirem blindadas no meio virtual. Há grande descuido com o leitor(a), do outro lado dessa “parede” virtual. E, desta forma, postagens sem fonte e veracidade devidamente verificadas são repassadas. É comum discussões elevarem-se em demasia, sem filtros ou polidez, fazendo do palavrão e do escracho “moeda corrente” na troca de ofensas de mensagens. As consequências são sempre negativas. Por vezes, o agressor não atinge seu objetivo, mas uma terceira ou quarta pessoa que lê o que foi postado, e se identifica com a pessoa-alvo da agressão, sai em sua defesa e acaba também sendo agredido. E tudo vira uma grande chuva de absurdos protegida pelo distanciamento virtual, como se somente nosso corpo físico pudesse ser atingido.

A Internet é uma rede de conexão criada pelo ser humano para conectar os seres desse nosso mundo, cada vez mais necessária no cotidiano. Nós somos os seres que formamos e fazemos a Internet que está aí. É responsabilidade de todos nós mudar nossa postura para o Bem, e não aceitar posturas absurdas e agressivas como as que citei acima. A rede é extremamente importante para relações em diversos graus, mas a maldade humana consegue convertê-la em arma nociva e destrutiva de nós mesmos. 


Pensemos com cuidado nas palavras virtuais ao usá-las, 
para que não sejam mal ditas, nem se tornem palavras malditas!

Para refletir um pouco mais sobre o assunto 
e entender melhor o alcance do problema, 
veja os links abaixo, respectivamente:
  • Artigo da BBC News sobre agressivos na Internet
  • Lei "A Lei Carolina Dieckmann" - Lei Brasileira 12.737/2012 
  • Supremo Tribunal de Justiç
  • Entrevista de Leandro Karnal
  • Palestra TED de Flavio Milman Shansis






Deixe seu comentário e/ou sugestao abaixo!

Nenhum comentário: